Agora é a vez dos alunos!

O que andam os alunos a investigar?
Quarta-feira, 26 de abril de 2017, 12h00, sala 6.2.33

Isabel Nobre (3º ano Matemática)
Linguagens, Autómatos e Monóides
Os conceitos de autómato finito e de linguagem reconhecível surgem frequentemente em informática, onde têm diversas aplicações. O conceito de variedade de linguagens, introduzido por Eilenberg em 1976, permite formalizar a ligação que existe entre autómatos finitos, linguagens reconhecíveis e semigrupos finitos. O meu estudo é dedicado a vários conceitos fundamentais que interligam estes três tópicos.

Ricardo Shimura (2º ano Matemática)
Curvas algébricas e “dessins d’enfants”
Pretende-se mostrar como podemos obter uma representação muito simples de propriedades de curvas algébricas e de funções nelas definidas. Estas representações, pela sua simplicidade, chamam-se dessins d’enfants (do francês, desenhos de criança).

Rodrigo Duarte (2º ano Matemática)
A Desigualdade de Hilbert e possíveis generalizações
A desigualdade de Hilbert é uma desigualdade relacionada com a de Cauchy-Schwarz, que implica a convergência de uma “forma quadrática infinita”. Uma pergunta natural seria: Em que condições podemos garantir a convergência de uma tal forma? A resolução deste problema seria consequência de generalizar a desigualdade de Hilbert.

Os oradores são alunos do DM-FCUL e bolseiros do programa Novos Talentos em Matemática da Fundação Calouste Gulbenkian.

cartaz.pdf

Departamento de Matemática