Conversas finitas com James Kennedy

CICLO DE ENTREVISTAS
Conversas finitas no C-infinito
James Kennedy (DM, Ciências – ULisboa)
Sexta-feira, 25 de Março de 2022, 18h30, online

James Kennedy é doutorado em Matemática, na área de Análise Matemática e Equações com Derivadas Parciais, pela Universidade de Sydney, Austrália, universidade onde se tinha licenciado em Economia anteriormente. Entre 2011 e 2017 esteve na Alemanha, tendo obtido a “Habilitation” na Universidade de Estugarda. É professor auxiliar do Departamento de Matemática de Ciências – ULisboa desde o Star Wars Day (4 de Maio) de 2020, e membro do Grupo de Física Matemática. O que o seu CV não diz é que a primeira língua que James Kennedy aprendeu na escola foi o japonês, que reza sem sucesso ao Santo António para encontrar melhor chocolate em Lisboa, e que ambiciona atravessar a ponte 25 de Abril a correr.

O ciclo de entrevistas Conversas finitas no C-infinito vai permitir conhecer melhor os docentes do Departamento de Matemática de Ciências – ULisboa. Nesta sessão, os entrevistadores vão ser os alunos Guilherme Velez e Luís Baptista.

cartaz.pdf

Departamento de Matemática
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Campo Grande, Edifício C6, Piso 2
1749-016 Lisboa

Conversas finitas com Jean-Claude Zambrini

CICLO DE ENTREVISTAS
Conversas finitas no C-infinito
Jean-Claude Zambrini (DM, Ciências – ULisboa)
Sexta-feira, 04 de Março de 2022, 18h30, online

Jean-Claude Zambrini entrou na Universidade de Genève em Ciências Humanas, após obter um diploma de Engenheiro. No ano seguinte decidiu inscrever-se também na Faculdade de Ciências, em Física Teórica. Tendo compreendido que precisava de muito mais Matemática, foi simultaneamente aluno do Departamento de Matemática. Obtidos os três diplomas, hesitou muito entre um doutoramento em Filosofia e um doutoramento em Física Teórica, tendo as suas limitações linguísticas sugerido a segunda opção. Ainda assim, publicou um livro de Epistemologia das Ciências Sociais. Depois do doutoramento teve oportunidade de fazer um pós-doutoramento no Departamento de Matemática da Universidade de Princeton, que foi uma experiência fantástica. A partir daí, nunca mais saiu de departamentos de Matemática (UK, Suécia e FCUL), embora não tenha desistido completamente de outras áreas, tendo sido recentemente, por exemplo, membro do júri de um doutoramento em Epistemologia numa universidade francesa. O que o CV de Jean-Claude Zambrini não diz é que o seu primeiro emprego remunerado foi num jornal satírico de Genève e que, apesar de viver em Portugal, ter um apelido italiano e ser de língua materna francesa, a sua bagagem genética é suíça (alemã) e irlandesa.

O ciclo de entrevistas Conversas finitas no C-infinito vai permitir conhecer melhor os docentes do Departamento de Matemática de Ciências – ULisboa. Nesta sessão, o entrevistador vai ser o colega Fernando Ferreira.

cartaz.pdf

Departamento de Matemática
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Campo Grande, Edifício C6, Piso 2
1749-016 Lisboa